quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Colocação de patchs\remendos

Boas pessoal.

Isto tem andado um pouco parado pois tem sido altura de bricolagens e pescas têm sido poucas mas hoje segue aqui um pequeno tutorial de como reparar furos ou rasgos num barco pneumatico através da colocação de um Patch ou remendo que no caso do meu barco é de PVC.
Em barcos de Hypalon o processo é o mesmo sendo que as colas são diferentes pois cada uma funciona para um material especifico.

Como havia referido na publicação anterior, durante a saída de estreia o CAROLAS meteu água e quando cheguei a casa desmontei os acessórios e o estrado do barco de maneira a virar o mesmo para verificar de onde vinha a mesma e não foi difícil de chegar lá:


Estes buracos foram feitos pelos parafusos que seguram as tábuas do atrelado.Por ingenuidade minha utilizei uns parafusos tipo frances mas em vez de serem de cabeça lisa tinham uma fenda que eu pensava que não ia afetar o fundo do barco mas afinal fizeram um grande estrado de um dos lados e do outro ia pelo mesmo caminho.Os mesmos foram posteriormente tapados com alcatifa para que isto não volte a acontecer.

Encontrado o problema está na hora de fazer a reparação.Para isto precisaremos de algum material:

-tela de PVC para fazer os remendos
-cola de 2 componentes para fazer a colagem dos remendos ao barco
-tesoura
-lixa fina
-solvente para PVC(vulgo MEK) ou diluente celuloso que também da para limpar a superfície a colar
-Papel absorvente para limpar as superfícies e excessos de cola
-Pincel
-fita de pintos
-caneta

O primeiro passo é marcar a zona em volta do furo onde querem que o patch fique colado,convem deixar alguma folga após a zona danificada para que o patch possa aderir bem e não voltar a ter problemas.

Depois de marcada essa zona cortar o patch à medida da marca que fizeram


Depois de ter tudo marcado lixar a zona onde vai ser colado o patch.A lixa tem de ser fina pois apenas queremos tirar o "vidrado" do PVC de modo a que a cola possa agarrar melhor no material.Não é preciso lixar em demasia.


Após lixar toda a zona têm de limpar a mesma com o solvente para retirar todas as gorduras e deixar a tela macia.Se esta limpeza for feita com MEK vão notar que o PVC fica pegajoso e assim a cola agarra melhor do que sem a utilização do solvente.
Este só deve ser aplicado na zona a colar e convem isolar essa zona com fita de pintor antes de limpar pois assim evitamos que o mesmo chegue á zona envolvente enfraquecendo a mesma.


Depois de todo este processo e a zona estar seca avançamos para a cola sendo este passo um bocado moroso e no qual se devem respeitar os tempos de secagem da cola e doses de mistura.

Os conjuntos de cola de 2 componentes são constituídos por uma lata de cola e um frasco de secante.Estes têm de ser misturados numa determinada proporção que depende de marca para marca mas quando compramos o material costuma vir nas instruções.
Após fazer a mistura aplicar uma camada uniforme na superfície a colar e no patch.
Esperar cerca de 10 minutos
Se quiserem dar uma segunda demão apliquem e esperem mais 10 minutos.
Depois disso podem aplicar o patch sobre a superficie do barco e precionar o mesmo do centro para os margens de modo a retirar as bolhas de ar que possam estar no meio.

Vão reparar que a cola tem logo bastante força nesta fase inicial mas convém durante algum tempo irem pressionando pois as pontas do remendo têm tendência a levantar de vez em quando,mas se formos pressionando elas vão acabar por ficar bem fixas.

Resultado final



Depois disto é só deixar a cola secar de 24 a 48 horas e ir testar o barco.

No meu caso, visto ser um buraco grande e ter acesso do outro lado do pvc acabei por dar um reforço pela parte de dentro do barco com mais um patch, assim é mais uma garantia que por ali não passa nada.
Visto ter feito cola coloquei mais uns pequenos reforços em 2 ou 3 zonas onde o casco já tinha algumas coçadelas prevenindo assim o aparecimento de alguma infiltração.

Não é um trabalho difícil de fazer desde que feito com pés e cabeça. Convém sempre é ler atentamente as indicações da cola respeitantes aos tempos de cura pois variam de fabricante para fabricante e são a diferença entre uma colagem duradoura ou uma que daqui a pouco tempo começa a saltar.
Em caso de cortes no flutuador o processo é igual.

Aconselho também a leitura de um artigo do amigo Joaquim Malaquias no seu blogue onde mostrar como solucionar pequenas fugas de ar dos flutuadores:

Reparando um furo num barco insuflável

Entretanto o CAROLAS já foi à agua para testes no dia 23 e desta vez contou com uma nova ajudante que foi a minha irmã.



Num dia de muito frio e algum vento da parte da manhã ainda conseguimos dar com uns polvos e ela conseguiu estrear-se com 1 choco.



Para exemplar do dia ficou o polvo que veio dentro de um covo e que foi um castigo para tirar de lá mas que deu um belo petisco para a ceia de natal😜

Este dia serviu tambem para testar o novo sistema de volante do barco sendo que encontrei um problema na parte do acelerador mas que já penso ter resolvido.
Esta sexta foi novamente água testar isso e depois farei um novo tutorial para a malta que quiser adaptar controlos nos barcos com low cost.

Cumprimentos e boas entradas em 2017😉

Sem comentários:

Enviar um comentário