quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Estreia do CAROLAS

Boas pessoal.

Bem na passada segunda feira fui fazer a estreia do CAROLAS ali pós lados de Setubal e tirando uns pequenos precalços não poderia estar mais satisfeito.

Por falha minha, devido a querer andar a navegar à procura da bicharada, acabei por tirar poucas fotos neste dia...

Seguem então umas fotos do dito:



O barco é um pneumático com fundo em alumínio de 4,30m da marca YAM modelo 430S.
Foi equipado com um motor Johnson de 25cv a 2 tempos e neste momento ja conta com alguns extras tais como uma pequena consola com alguns suportes para canas, enrolador de cabo de ancora, caixa de arrumos, 2 suportes de cana direcionais no painel de popa para facilitar a acção de pesca e também rodas no painel para alguma eventualidade em que o acesso à agua seja mais difícil e seja necessário levar o barco à mão.

Esses acessórios seram mostrados mais para a frente pois alguns são DIY e bastante econômicos pelo que farei descrição da execução dos mesmos para quem quiser saber.

Em relação ao comportamento do barco fiquei bastante satisfeito.Mesmo com alguns problemas de escoamento devido a umas coisas montadas indevidamente e um furo na lona de baixo o barco andou todo o dia na agua sem perder qualquer tipo de estabilidade e sempre a conseguir entrar em planagem mesmo com o casco cheio de agua.

A nivel de velocidades ainda não consegui ir com o motor a rotações muito altas pois quando acelerava o mesmo começava a entrar agua pelo painel de popa devido a um apoio que fiz para suportar o motor na posição "levantada" que fazia com que a agua fosse empurrada para dentro do barco.

Neste momento ele encontra-se desmontado para tratar do furo que teve origem na fixação das tabuas do atrelado.Tenho as mesmas fixas com parafusos de cabeça de tremoço mas 2 deves tinham uma falha na qual eu não reparei e que acabou por desgastar a zona onde havia contacto sendo que agora a solução será substituir os mesmos e colocar uma boa camada de alcatifa por cima para não ter problemas no futuro(com os erros é que se aprende😧)

De resto só tenho a dizer bem da maquina e depois de ter visto aquela agua toda a sair lá de dentro sem que ele me tivesse feito algo de anormal durante todo o dia a nível de navegação fiquei super satisfeito e sinto bastante confiança no bicho pois duvido que um barco em fibra aguentasse toda aquela agua e conseguisse andar como este andou.Quando tirei a tampa da Bueira parecia que tinha aberto uma boca de incêndio😰

Em relação à pesca fomos de manha apanhar canivetes ao cabeço,visto ser um barco com pouco calado encostar ao cabeço foi muito fácil e depois disso fundeamos um pouco a ver se enganávamos algum peixe de escama, o sistema de fundear funcionou às mil maravilhas mantendo o barco no sitio mesmo com corrente forte. Depois disso basicamente andamos a passear pelo Sado sendo que as capturas foram poucas mas entre elas apareceu um ratão bonito que foi libertado, infelizmente não tiramos fotos...

Deu para fazer umas boas milhas às voltas pelo Sado para conhecer os fundos e ter ideia de onde podemos navegar à vontade.Esperemos na próxima ja conseguir dar com mais bicharada😅

Ficam então mais umas fotos do dia:

A actividade era tanta que até deu pa soneca.lol


Espero que tenham gostado. Numa próxima entrada irei por o processo de colocação de um remendo no fundo e fazer a descrição de alguns acessórios e mais para a frente deverá haver mais um tutorial referente a isto:







Não percam os próximos episódios😜

2 comentários:

  1. Isso quer é continuação. "Practice makes Perfect"

    boas proas

    ResponderEliminar
  2. Boa amigo continua com o blogue, no futuro tb penso em adquirir uma embarcação para as minhas pescarias Abraço

    ResponderEliminar