segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Troca dos rolamentos do atrelado

Boas pessoal.

Ainda não tive tempo de tirar umas fotos ao barco para vos mostrar as modificações que ja lhe fiz e para conhecerem a maquina mas hoje estive a trocar os rolamentos de uma das rodas do atrelado e lembrei-me de tirar umas fotos para mostrar a quem não sabe como é o processo de troca dos mesmos pois é daquelas manutenções que convém ser feita de vez em quando caso coloquem o barco na agua com o atrelado.

Como todos sabem a agua salgada e o metal não são grandes amigos pelo que de vez em quando é aconcelhavel dar uma vista de olhos aos rolamentos para ver se os mesmos estão bons de maneira a não termos problemas que nos podem por em perigo mas tambem às outras pessoas que circulam na estrada, alem de nos estragarem a ida à pesca.

Uma das maneiras de verificar se os rolamentos estão a dar as ultimas é simplesmente levantar a roda do atrelado e fazer a mesma girar.
Se não ouvirmos barulho nenhum então o rolamento deverá estar bom, mas caso oiçam uma especie de "roçar" metalico quando a roda está a girar é sinal que as esferas do rolamento já não estão no seu melhor estado e está na altura de trocar.

Posto isto o processo de troca é relativamente simples mas por vezes poderam precisar de algumas ferramentas que nem toda a gente tem em casa como foi o caso deste que tive de trocar.

Primeiro que tudo temos de levantar a roda do chão e desapertar a tampa do cubo onde estão os rolamentos.



Depois disto retirem o freio e a porca que aperta no eixo:

Depois disto vem a parte onde por vezes a coisa se complica.
Na outra roda ja tinha trocado os rolamentos anteriormente e para o fazer bastou depois dos 2 passos anteriores bater com o maço de borracha na jante umas vezes para o conjunto jante+cubo sair todo junto e fazer a troca.
Neste caso o cubo não queria sair com o maço pelo que fui buscar um saca de um colega meu e depois de tirar a jante la consegui tirar o cubo mas como sou um gajo com sorte o rolamente ficou agarrado ao veio e toca de por o saca a trabalhar novamente:


                   
Esta operação poderia ter sido feita à martelada mas com este tipo de ferramenta diminui-se o risco de danificar o material.

Depois de tirar estas peças todas devemos ja so temos de tirar o outro rolamento que está ainda no cubo.No meu caso usei o extensor do roquete com uma chave de caixa à medida e foi so bater para o mesmo sair.
Deve-se limpar  bem o interior do cubo para tirar toda a massa consistente antiga e lixo que o mesmo possa ter antes de montar os rolamentos novos.




Posto isto é altura de montar os rolamentos novos.Convém também mudar o retentor pois depois de serem retirados uma vez do sitio estes costumam ficar folgados deixando entrar lixo para dentro do cubo.
Neste caso foram montados rolamentos blindados apenas pelo facto que estes vieram de borla.Não ha nenhuma razão especial para isso.Embora na minha opinião,para este tipo de utilização até são melhores os rolamentos abertos pois a lubrificação é mais fácil e a agua que entrar poderá sair com mais facilidade da zona das esferas.Mas isto sou eu aqui a pensar😉

A nivel da montagem dos rolamentos novos,sempre que possivel montem os mesmos com uma prensa pois correm-se menos riscos de danificar os rolamentos.No meu caso foi montado de uma forma mais arcaica mas que tem funcionado bem.
Consiste em ir batendo no aro exterior do rolamento sempre em volta mas não batendo com muita força para não estragar a "casa" do rolamento.Muitas batidas sempre a rodar em volta do rolamento mas com pouca força até ele chegar ao sitio.



O retentor poderá ser colocado à mão ou com o auxilio do maço de borracha batendo sempre com pouca força para não o danificar.
Têm-me sempre aconselhado a colocar bastante massa consistente dentro dos cubos pois assim ajudamos a lubrificar os rolamentos e deixamos menos espaço para a agua salgada entrar lá para dentro por isso antes de montarem o rolamento do outro lado aconselho a encher bem o espaço entre os 2 com massa.

Depois dos 2 rolamentos no sitio é so voltar a por o cubo no sitio e apertar tudo pela ordem inversa ao que fizeram no inicio não esquecendo de colocar o freio pois este vai prevenir que a porca desaperte deixando o cubo solto.

Espero que tenham gostado e se têm sugestões para algum ponto façam favor de dizer.

Cumprimentos e boas viagens com os vossos atrelados😜



3 comentários:

  1. Bom post Fábio.
    O meu está na altura de ver isso, mas uma vez que vou fazer umas alterações no atrelado quando fizer tambem a revisão ao motor... aproveita-se e vai tudo de seguida!

    Abraço

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    1. Pois.já que se vai mexer vai logo tudo.eu já tinha trocado 1 quando comprei o atrelado mas agora fui ver e este já estava a cantar.lol.mais vale trocar sempre os 2;)

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  2. Excelente tutorial Fábio. Certamente, para além de informar sobre a necessidade desta manutenção, vai poupar alguns euros àqueles que se ajeitem com trabalho deste tipo.

    Os meus sinceros parabéns.

    Abraço

    Ernesto

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