Como prometido hoje venho aqui explicar como fiz a adaptação do sistema de direcção e de comando para o meu motor pois o mesmo só funcionava com punho e sinceramente nunca me dei muito bem com aquilo.
Felizmente tive a sorte de apanhar um sistema completo antigo já feito para barcos pneumáticos e este conjunto era constituído por volante+cabo de direcção+cabos de comando+comando de marcha e alguns suportes sendo que destes so 1 foi utilizado.
O sistema estava em estado rasoavel sendo que apenas um dos cabos de comando é que não mexia pois estava ligeiramente empenado, mas depois de umas marteladas lá foi ao sitio.
Feito isto fiz a lubrificação de todos os cabos e da parte interior do manipulo da marcha e comecei a pensar como iria montar aquilo tudo de modo a que o sistema funciona-se.
Após alguma pesquisa na internet consegui ter mais ou menos uma ideia de como seriam os sistemas de venda existentes para estes motores e tendo isto consegui começar a projectar algo que pudesse ser feito em casa tendo produzido algumas peças para que isto funciona-se sendo elas:
Suportes para os cabos de comando feitos com barra de inox que foram dobrados no torno e seguidamente perfurados de modo a ficar com 2 furos agarrados sendo o maior da medida exterior do cabo e o mais pequeno da medida mais estreita do cabo fazendo assim com que fosse possível fixar o mesmo:
Estas peças foram fixadas nos locais onde seriam colocados os sistemas de compra.
A ideia inicial seria colocar o cabo do acelerador directamente no carburador mas não funcionou pois nestes motores quando rodamos o punho existe um adiantamento da parte eléctrica controlando a ignição da vela e portando quando aceleramos só no carburador o motor começa a falhar e não anda.
A solução foi abrir o punho de modo a retirar a mola existente dentro do mesmo e que funciona como uma espécie de cruise control tirando assim o atrito do punho sendo possível rodar o mesmo com o cabo.
Nestas peças foram também abertos furos roscados para receber os parafusos dos fixadores dos cabos.
Esses fixadores servem para que o cabo não consiga sair do furo mais pequeno para o maior deixando assim o cabo solto e se produzir efeito no acelerador e alavanca de marcha.
O parafuso que aparece na foto serve para fixar o cabo de direcção ao motor sendo assim possível sem ferramentas retirar esta conexão podendo assim controlar o motor através do punho quando der jeito(por ex a encostar a costa em determinadas situações)
Para fixar o cabo de direcção foi também necessário produzir um suporte pois fixando directamente o cabo de direcção ao motor não era possível levantar o mesmo em zonas rasas pois o cabo batia no painel
Para a alavanca da marcha foi trabalhado um parafuso de modo a ficar com uma "cabeça" onde fosse possível colocar o cabo encaixado,esse parafuso foi trabalhado com o auxilio de um berbequim e rectificadora, e no caso do acelerador tive de desbastar uma peça do mecanismo do punho com uma dremel de modo a poder encaixar também o cabo
Seguem umas fotos dos cabos utilizados e das peças onde encaixam:
Ficando tudo isto a funcionar passei à colocação temporária do volante e caixa de comandos no barco pois o objectivo no futuro será a colocação de uma consola onde tudo isto será acoplado.
O volante foi fixo utilizando um dos suportes que vinha no conjunto que comprei juntamente com tubo de PVC e alguns acessórios.
O resultado é uma coisa meio tosca mas que até à data tem resultado bem e que tem a vantagem de se poder desencaixar quando necessário.
A caixa de comandos foi fixa à lona do barco onde passam os cabos ficando forte QB para o manuseamento:
E até À data todo o sistema funciona sem problemas tendo ficado com um custo final de 50€ pois foi o que dei pelo conjunto usado.
O resto das coisas foram todas feitas com material existente cá em casa.
O objectivo era um sistema fácil de montar e desmontar pois não gosto de deixar o motor a fazem peso no painel de popa quando estou muito tempo sem ir ao mar e com isto monto e desmonto os controlos em poucos minutos.
Tenho também a possibilidade de facilmente utilizar o motor tanto com o punho como com o volante pois basta retirar o parafuso da direcção e o motor fica livre.
Segue um vídeo que fiz a mostrar o quão fácil está este sistema de montar:
Peço desculpa pelo texto longo mas tentei explicar da melhor forma como fiz o processo.
Alguma duvida que surja é só perguntarem.
Quanto a pescas até à data ainda só tenho investido em força nos chocos de modo aproveitar a época deles tendo sido a melhor pesca até agora de 8kg com um total de 40 exemplares.
Também já fui experimentar a pesca a estes fora da barra e correu bastante bem mesmo tendo apanhado o mar um bocado trapalhão na entrada da barra tendo junto uma maré grande com vento mas mesmo assim o barco portou-se às 1000 maravilhas e aguentou-se à bomboca.
À duas semanas estive também a pescar fundeado perto da zona da mitrena para ver se andava por la alguma coisa interessante mas apenas tirei uma raia jeitosa com choco às tiras iscado.No lingueirão não houve actividade.
Seguem algumas fotos das pescas e dos resultados.
Espero que tenham gostado.
Venham daí essas opiniões e criticas.
Boas proas
PS:atenção às pressões dos vossos barcos com o tempo quente que aí vem.Na ultima pesca deixei o meu muito cheio e abriu uma colagem depois de estar ao sol😜
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