Blogue criado com o intuito de divulgar as minhas pescas, técnicas utilizadas nas mesmas para ajudar a malta que começa e procura informações como me aconteceu a mim e dar um feedback da utilização de um barco pneumático para esse fim de modo a dar a conhecer este tipo de embarcação sobre a qual penso que ainda exista alguma falta de informação no que toca à pratica da pesca.
No passado dia 21 estando uma maré convidativa para fazer uma investida às Douradas no Sado e tendo a manhã livre decidi ir à procura das meninas até à hora de almoço.
Posto isto entrei um pouco antes da maré vazia a la fui em busca de isco para elas.
Devido à falta de lingueirão neste dia acabei tambem por apanhar uns caranguejos que por lá andavam não fosse ficar sem isco a meio da pesca.
Apanhado o isco era hora de ir para o quintal e vai de largar ferro e preparar as coisas para ver se enganava as ditas.
Montagem com chumbadinha de 50g seguida de um estralho com cerca de 1,50m com 3 anzois em tandem,isca lingueirão e vá de esperar.
Um lingueirossauro a ver se vinha uma a condizer com o isco mas ainda não foi para este dia...
Ao todo consegui enganar 8 douradas durante esta bela manhã sendo que uma fez este belo trabalho a um anzol 4/0 SuperX da Sasame
Seguem então as fotos do resultado final e também 2 vídeos das capturas sendo que no segundo uma quase me levava a cana para a agua depois de me ter enganado e ter andado na direcção do barco e ter feito a outra cana tocar😆
A mais pequena acusou 750g e as maiores 1,600kg.
Espero que tenham gostado.Para a semana vamos la ver se há mais.
No passado domingo de manhã lembrei-me de ir ver as condições para ver se era possivel ir fazer uma pesca e quando me deparei com um dia praticamente sem vento e com uma maré grandita com a vazia logo perto da hora que costumo entrar na agua comecei logo a pensar se não seria altura de ir ver se as minhas amigas de bandelete já tinham chegado ao quintal...
Posto isto, depois de sair do trabalho às 22 foi só preparar meia dúzia de coisas e estava pronto para arrancar logo pela manhã direito a Setubal.
Teoricamente ainda é um pouco cedo para elas mas as temperaturas da agua nos ultimos tempos batiam certo com alguns registos que tinha de anos anteriores mas em meses diferentes e fui assim com a ideia de entrar na agua, tentar meia duzia de chocos ali pela mitrena, ir apanhar isco para as meninas e depois procurar por elas...
Posto isto antes de ir apanhar o isco ja tinha meia duzia de chocos no balde e depois de ir ao cabeço la fui fundear no quintal.
Sendo esta pesca uma pesca de paciencia e muita espera estive com as canas de molho cerca de uma hora sem toques de jeito até que começaram a aparecer lingueirões partidos o que é logo sinal que elas la estavam.
Passado um pouco ferrei a primeira e esta foi posta a seco
Como de costume quando aparecem os toques costumam ser de um cardume que vem a passar e durante 20 minutos foi uma constante de batidas mas so consegui cobrar mais uma um bocado maior que a primeira tendo mais 4 fugido depois de ferradas😣
Depois de passar esta onda a coisa acalmou sendo que ja so tinha toques isolados e depois de trocar de spot ainda tive mais toques mas com o vento que havia tornava mais dificil a pesca tendo as douradas ficado por aí.
Sendo um dia de testes experimentei tambem umas amostras afundantes ao trolling a ver se encontrava algum robalo ou baila mas ainda não atinei bem com a velocidade que é necessaria aplicar no barco....
Depois continuei aos chocos tendo acabado o dia com 15 chocos e duas douradas dando assim o inicio à epoca de pesca que mais gosto
Resultado final:
Para a pesca às douradas o material utilizado foi:
Cana Barros Stout de 3 metros e uma shimano de spinning de 1,80m.(não é habitual pescar com estas canas às douradas mas como neste dia fui testar o trolling foi o que se arranjou)
Carretos:2 banax SI 1300 DXB com multifilar 0,25mm
Estralhos de fluorcarbono 0,40 da carpelan com uma braça de comprido
Anzois 3/0 Super X da Sasame montados em tandem
Nas próximas marés grandes la voltarei para tentar por mais escama no CAROLAS😜
Como prometido hoje venho aqui explicar como fiz a adaptação do sistema de direcção e de comando para o meu motor pois o mesmo só funcionava com punho e sinceramente nunca me dei muito bem com aquilo.
Felizmente tive a sorte de apanhar um sistema completo antigo já feito para barcos pneumáticos e este conjunto era constituído por volante+cabo de direcção+cabos de comando+comando de marcha e alguns suportes sendo que destes so 1 foi utilizado.
O sistema estava em estado rasoavel sendo que apenas um dos cabos de comando é que não mexia pois estava ligeiramente empenado, mas depois de umas marteladas lá foi ao sitio.
Feito isto fiz a lubrificação de todos os cabos e da parte interior do manipulo da marcha e comecei a pensar como iria montar aquilo tudo de modo a que o sistema funciona-se.
Após alguma pesquisa na internet consegui ter mais ou menos uma ideia de como seriam os sistemas de venda existentes para estes motores e tendo isto consegui começar a projectar algo que pudesse ser feito em casa tendo produzido algumas peças para que isto funciona-se sendo elas:
Suportes para os cabos de comando feitos com barra de inox que foram dobrados no torno e seguidamente perfurados de modo a ficar com 2 furos agarrados sendo o maior da medida exterior do cabo e o mais pequeno da medida mais estreita do cabo fazendo assim com que fosse possível fixar o mesmo:
Estas peças foram fixadas nos locais onde seriam colocados os sistemas de compra.
A ideia inicial seria colocar o cabo do acelerador directamente no carburador mas não funcionou pois nestes motores quando rodamos o punho existe um adiantamento da parte eléctrica controlando a ignição da vela e portando quando aceleramos só no carburador o motor começa a falhar e não anda.
A solução foi abrir o punho de modo a retirar a mola existente dentro do mesmo e que funciona como uma espécie de cruise control tirando assim o atrito do punho sendo possível rodar o mesmo com o cabo.
Nestas peças foram também abertos furos roscados para receber os parafusos dos fixadores dos cabos.
Esses fixadores servem para que o cabo não consiga sair do furo mais pequeno para o maior deixando assim o cabo solto e se produzir efeito no acelerador e alavanca de marcha.
O parafuso que aparece na foto serve para fixar o cabo de direcção ao motor sendo assim possível sem ferramentas retirar esta conexão podendo assim controlar o motor através do punho quando der jeito(por ex a encostar a costa em determinadas situações)
Para fixar o cabo de direcção foi também necessário produzir um suporte pois fixando directamente o cabo de direcção ao motor não era possível levantar o mesmo em zonas rasas pois o cabo batia no painel
Feitos os suportes chegou a altura de arranjar maneira de ligar os cabos ao motor e por tudo a funcionar.
Para a alavanca da marcha foi trabalhado um parafuso de modo a ficar com uma "cabeça" onde fosse possível colocar o cabo encaixado,esse parafuso foi trabalhado com o auxilio de um berbequim e rectificadora, e no caso do acelerador tive de desbastar uma peça do mecanismo do punho com uma dremel de modo a poder encaixar também o cabo
Seguem umas fotos dos cabos utilizados e das peças onde encaixam:
Ficando tudo isto a funcionar passei à colocação temporária do volante e caixa de comandos no barco pois o objectivo no futuro será a colocação de uma consola onde tudo isto será acoplado.
O volante foi fixo utilizando um dos suportes que vinha no conjunto que comprei juntamente com tubo de PVC e alguns acessórios.
O resultado é uma coisa meio tosca mas que até à data tem resultado bem e que tem a vantagem de se poder desencaixar quando necessário.
A caixa de comandos foi fixa à lona do barco onde passam os cabos ficando forte QB para o manuseamento:
E até À data todo o sistema funciona sem problemas tendo ficado com um custo final de 50€ pois foi o que dei pelo conjunto usado.
O resto das coisas foram todas feitas com material existente cá em casa.
O objectivo era um sistema fácil de montar e desmontar pois não gosto de deixar o motor a fazem peso no painel de popa quando estou muito tempo sem ir ao mar e com isto monto e desmonto os controlos em poucos minutos.
Tenho também a possibilidade de facilmente utilizar o motor tanto com o punho como com o volante pois basta retirar o parafuso da direcção e o motor fica livre.
Segue um vídeo que fiz a mostrar o quão fácil está este sistema de montar:
Peço desculpa pelo texto longo mas tentei explicar da melhor forma como fiz o processo.
Alguma duvida que surja é só perguntarem.
Quanto a pescas até à data ainda só tenho investido em força nos chocos de modo aproveitar a época deles tendo sido a melhor pesca até agora de 8kg com um total de 40 exemplares.
Também já fui experimentar a pesca a estes fora da barra e correu bastante bem mesmo tendo apanhado o mar um bocado trapalhão na entrada da barra tendo junto uma maré grande com vento mas mesmo assim o barco portou-se às 1000 maravilhas e aguentou-se à bomboca.
À duas semanas estive também a pescar fundeado perto da zona da mitrena para ver se andava por la alguma coisa interessante mas apenas tirei uma raia jeitosa com choco às tiras iscado.No lingueirão não houve actividade.
Seguem algumas fotos das pescas e dos resultados.
Espero que tenham gostado.
Venham daí essas opiniões e criticas.
Boas proas
PS:atenção às pressões dos vossos barcos com o tempo quente que aí vem.Na ultima pesca deixei o meu muito cheio e abriu uma colagem depois de estar ao sol😜
Tenho andado um bocado apertado de tempo para fazer o tutorial de adaptação do sistema de controlo que adaptei para o motor do barco mas espero durante a proxima semana já conseguir fazer o mesmo.
Entretanto hoje andava aqui a ver os videos que estavam no cartão de memoria da maquina e encontrei um do dia em que fui à pesca com a minha irmã onde se pode ver a direcção já a funcionar mas ainda com acelerador no punho.
Fica então o mesmo de seguida e numa próxima entrada vou tentar fazer o tutorial em pormenor com as peças e adaptações que foram feitas para o sistema funcionar
Entretanto já foram feitas mais algumas pescas sendo que tenho andado sempre dentro do rio pois ainda não apanhei um dia com previsões de tempo com que me sinta à vontade para ir até fora da barra mas neste momento o barco está completamente funcional e já apanhei algumas condições adversas para ver como se ele se porta na agua por isso penso que seja para breve essa experiência.
Nestas pescas já começaram a surgir melhores resultados. Tenho andado a experimentar varias zonas de modo a começar a conhecer os fundos e tentar tirar conclusões relativamente a quais as zonas e com que condições se vai conseguindo melhores resultados sendo que em forma de resumo os resultados foram:
1º saída - 5 chocos
2º saída - 8 chocos
3 polvos
3ºsaída - 8 chocos
1 polvo
4ºsaída - 10 chocos sendo que nesta apareceram alguns chocos dos grandes
5ºsaída - 10 chocos
4 polvos, neste dia 2 deles acima dos 3kg e 1 acima dos 2 tendo sido apanhados no mesmo sitio onde apareceram os grandes nos outros dias o que já leva aquele sitio a ser um ponto de passagem obrigatória quando reunidas as condições para eles😉
Seguem estão algumas fotos dessas capturas
Entretanto também está a começar a ser construída uma consola para montagem do volante e controlos e arranjar mais espaço de arrumação.
Segue uma foto do inicio da construção do molde
A pensar na nova consola e no tipo de pesca para o qual pretendo o barco(fundeada) foi também feita uma nos disposição de algumas coisas no casco para aproveitar melhor o espaço disponível.
Mais para a frente colocarei aqui todas essas modificações e as ideias que levaram à execução das mesmas.